domingo, 5 de fevereiro de 2012

Carnaval

Fantasias, confetes e serpentinas em quatro dias de muita alegria e diversão: este é o Carnaval, a festa mais popular do Brasil! Antes de curtir estes dias de folia, vamos conhecer um pouco mais sobre essa festa...
Origem e história
O carnaval tem origem nas celebrações da colheita dos povos da Antiguidade. Chegou até o Brasil através dos portugueses e aqui chegou para ficar, pois combina com o ritmo alegre e festeiro dos brasileiros.
Há relatos de historiadores que já no século XVII já existia o carnaval por aqui. Eram festas com caráter bem popular, com características do entrudo, ou seja, festa que se realizava antes da quaresma. Não havia máscaras ou fantasias, a brincadeira consistia apenas em jogar farinha e água nos participantes. As famílias mais ricas também brincavam, mas na segurança de seus lares.
Antes das escolas de samba vieram os bailes de salão, aí sim, contando com máscaras e fantasias que foram ficando mais sofisticadas com o tempo. O primeiro baile de carnaval em nosso país ocorreu em 1840, no Rio de Janeiro, é claro!
O primeiro desfile de rua aconteceu em 1855, com um grupo formado por oitenta foliões, a maioria fazendo parte da alta sociedade carioca que romperam a tradição e foram às ruas com máscaras, fantasias, música e muitas flores.
Já a primeira escola de samba que se tem notícia surgiu no bairro de Estácio, Rio de Janeiro. Chamava-se “Deixa Falar” e primeiramente não tinha concorrentes, mas isso não durou muito, pois em 1923, três escolas concorreram: Deixa Falar, Vai Como Pode e a Mangueira. A vencedora foi a Vai Como Pode, mas para ninguém se decepcionar, todos ganharam troféus.
Em 1950 chega a era do trio elétrico. Tudo começou na Bahia com uma dupla que ficou na história do carnaval baiano: Dodô e Osmar, que resolveram reformar um Ford antigo e sair às ruas na caçamba, tocando músicas com som amplificado. Imaginem se não foi o maior sucesso! Daí em diante os trios elétricos só cresceram e tomaram conta principalmente do nordeste.
Fantasias e Máscaras
As máscaras e fantasias sempre deixam a bricadeira de carnaval ainda mais divertida. Existem as tradicionais como a Colombina, Pierrô e Arlequim que são personagens que tem origem na comédia italiana. O Pierrô é sentimental, romântico e apaixonado pela Colombina, que tem sempre característica sedutora e volúvel, não cede às declarações de amor do Pierrô e é amante do Arlequim, que representa o palhaço, sempre com ar cômico.
Existem muitas que são mais populares são as de super-heróis, palhaço, caveira, etc.
Carnaval no Brasil e no mundo
No Brasil, há uma diversidade de ritmos no carnaval, a começar pelo sudeste, onde no Rio e São Paulo predomina o samba com os desfiles das escolas de samba até o nordeste com o frevo, axé, maracatu, afoxé, forro, entre outros.
Conheça a história das escolas de samba no Brasil.
Em várias partes do mundo também se festeja o carnaval, apesar de não ser tão divertido como aqui. Nos Estados Unidos, por exemplo, o desfile com fantasias simples, mas divertidas acontece somente na terça-feira, que é chamada de “terça-feira gorda”.
Na Alemanha a festa mais tradicional é a da cidade de Bonn, onde ocorrem desfiles com pessoas fantasiadas e não pode faltar as máscaras, pois a brincadeira é fingir que o diabo fica solto e as pessoas têm que usar máscaras para esconder seus rostos.
No Japão há um carnaval muito animado também, tem até escolas de samba, mas só que por lá a festa é só em agosto.
Curiosidades
O povo gosta tanto de carnaval que fazem a festa até mesmo fora da época. Essas festas são chamadas de "micareta" e começaram em Feira de Santana (BA). Ocorreu que em 1937, chuvas torrenciais adiaram o Carnaval oficial da cidade para depois da Semana Santa. O sucesso foi tão grande que logo passou a acontecer anualmente.
(fonte: Guia dos Curiosos)



Já está começando o carnaval e não adianta segurar a criançada porque eles gostam mesmo é de folia! Aproveite a data para planejar uma festa à fantasia na escola. Eles podem confeccionar as máscaras e usar roupas ou fantasias trazidas de casa. Se estiverem estudando algum período específico em HISTÓRIA como Idade Média ou Revolução Francesa, por exemplo, podem tentar fantasias de personagens marcantes da época, assim o conteúdo também é revisto.

Na disciplina de CIÊNCIAS e BIOLOGIA, é importante conscientizar os alunos sobre cuidados relativos à saúde para quem gosta de “cair na folia”. Essa conscientização pode ser feita através de debates com os alunos sobre alimentação, consumo de álcool e até mesmo sobre doenças sexualmente transmissíveis, com os alunos do Ensino Médio.

As marchinhas de carnaval são conhecidas até hoje e podem ser estudadas em LÍNGUA PORTUGUESA: rima e métrica das estrofes podem ser temas bem explorados.













Modelos de máscaras






Atividades







quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dia do Atleta Profissional - 10 de fevereiro

A figura do atleta surgiu já com as primeiras civilizações do Egito e Mesopotâmia. Existem fontes literárias e iconográficas descrevendo cenas atléticas que remontam a 3.000 a.C.


Os Jogos Olímpicos da Antiguidade iniciaram em 776 a.C. em Olímpia, na Grécia antiga, e duraram por mais de mil anos. Os competidores eram atletas profissionais que chegavam a Olímpia um mês antes do início oficial dos Jogos para se submeter a um treinamento moral, físico e espiritual, sob a supervisão dos juízes.


A premiação era somente uma coroa de ramos de oliveira. Mas era comum os campeões terem regalias, como lugares nas primeiras filas dos teatros ou sua alimentação paga por toda vida. Além de tudo, eram considerados heróis. Muitos inclusive foram soldados que inspiraram a mitologia grega.


Em 1896, por iniciativa do Barão Pierre de Coubertin, a Olimpíada voltou a ser realizada. O primeiro país a sediar os Jogos Olímpicos da Era Moderna foi a Grécia, numa justa homenagem aos grandes criadores do espírito olímpico. Novamente, os atletas foram as grandes estrelas do evento.


Desde então, seja em olimpíadas, maratonas, torneios, copas e todo o tipo de competições, os atletas são a grande atração. Se tornam ídolos, modelos, exemplos a serem seguidos. Pelos seus ideais de superação, garra e talento, inspiram pessoas em toda parte a ter uma vida saudável e praticar exercícios. Ganham, perdem, empatam, não importa. O importante mesmo é competir.





Datas comemorativas de FEVEREIRO

Fevereiro

01 . Dia do Publicitário
02 · Dia do Agente Fiscal
02 · Dia de Iemanjá
05 · Dia do Datiloscopista
07 · Dia do Gráfico
09 · Dia do Zelador
10 . Dia do Atleta Profissional
11 · Dia Mundial do Enfermo
14 · Dia da Amizade
16 · Dia do Repórter
19 · Dia do Esportista
21 · Dia da Conquista do Monte Castelo (1945)
21 . Carnaval
21 · Data Festiva do Exército
22. Dia do Auxiliar de Serviços Gerais
23 · Dia do Rotaryano
24 · Promulgação da 1ª Constituição Republicana (1891)
25 · Dia da criação do Ministério das Comunicações
27 · Dia do Agente Fiscal da Receita Federal
27 . Dia Nacional do Livro Didático

domingo, 1 de janeiro de 2012

Atividades para volta as aulas




Mais um ano se inicia e com ele vários planos e várias metas a serem alcançados. Nada melhor do que começar as aulas de uma forma bem divertida para integrar todo o grupo.
Seria bastante interessante receber os alunos com um painel com frases de boas vindas.
Uma boa para o primeiro dia ou a primeira semana é discutir com os alunos as condutas próprias para a sala de aula, fazê-los elaborar regras para o bom funcionamento da sala durante todo o ano.

Eu particularmente aprecio muito o trabalho com as carteiras arrumadas em semicirculo, isso aproxima bastante a todos porque ficamos em contato visual direto.  Em uma das minhas turmas trabalho dessa forma durante todo o ano. Já na escola municipal isso não é possível já que a turma é bem maior e o espaço reduzido, por isso, costumo trabalhar com grupos de 4 crianças cada. Embora de incio possa gerar um certa agitação depois as crianças acostumam e fica até muito melhor trabalhar dessa forma.
Ao sentar em círculo, podendo ser até mesmo no pátio, os alunos poderão se apresentar e expressar como foram as suas férias.


DINÂMICA: O presente
Essa dinâmica consiste em preparar uma caixa bem bonita e enfeitada como uma caixa de presente e dentro dela colocar um espelho. Depois de uma introdução ou até mesmo uma história que envolva algum tipo de presente pode-se dizer a criança que o professor recebeu um lindo presente, bastante valioso. E daí dizer que vai mostrar a alguns alunos mas que eles não podem falar aos outros.
É muito legal ver a surpresa deles que curiosos olham dentro da caixa e veem seu próprio rosto refletido. Ao final, pode-se dizer que o professor recebeu esse presente e promete cuidar dele com muito carinho.

Aí vão alguma atividades no papel: